Páginas

24 de dezembro de 2008

E pra encerrar o ano... Ressaca Friends 2008

Ressaca Friends 2008 é o último grande evento que ocorre no Brasil nesse ano, e é o 7° do qual eu participo. Nessa altura do campeonato eu já não tenho a mesma empolgação que se tem na primeira vez que se vai num evento desse tipo, ainda mais quando alguns fatores contribuem pra tornar o evento mais entediante (eu os citarei no decorrer do post). O evento contava como nos seus anos anteriores diversas estandes com diversas bugigangas a venda como as famosas toquinhas, mangás, bonecos, camisetas estampadas, chaveiros, DVDs, entre outras coisas. Contava também com um palco para apresentações de shows, desfiles de cosplays, um palco para concursos e apresentações de músicas orientais, salas temáticas, torneio de games, paintball, e uma área de alimentação.

O Ressaca Friends 2008 aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, que aliás oferece um espaço extremamente pequeno em relação ao que ele quer oferecer, já que com o decorrer dos anos esses eventos tendem a crescer e o público tende a ser muito maior com a disseminação da cultura pop japonesa no Brasil, influenciado principalmente pelos animes e mangás. O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de dezembro (sábado e domingo respectivamente), e domingo costuma ser o dia com maior quantidade de pessoas, conseqüentemente o dia com maiores participações de cosplayers, sendo assim o dia mais divertido. O preço era muito convidativo (R$10,00), e esse fator foi fundamental para uma participação em massa dos amantes da cultura pop japonesa. A empresa responsável pela organização do evento disponibilizou ônibus gratuitos da estação de metrô Carrão até a porta do evento. Devido ao grande número de participantes desse ano, a fila pra espera de ônibus era imensa, o que influenciou muitos a fazerem o percurso a pé, o que dava cerca de 30 minutos de caminhada, tempo que seria triplicado se esperássemos na fila do ônibus.

Para aqueles que resolveram deixar pra comprar o ingresso no dia do evento, teve que enfrentar uma fila de 4 horas para poder entrar no local do evento. Mas muitos "espertinhos" tiveram a sorte de furar a fila, e os colaboradores do evento (os famosos staffs dos quais eram reconhecidos facilmente pelas suas camisetas laranja) não tomavam nenhuma providência em relação a isso.

Após 4 horas de fila embaixo de muito sol e chuva, o difícil era se locomover entre tanta gente já que o local providenciado para o evento era extremamente pequeno. Tirar fotos das estrelas do evento (os cosplays) se tornava uma tarefa quase impossível. Para os adoradores da famosa bebida otaku - o Mupy - agora tinham que se contentar com água ou refrigerante, já que o Mupy tinha acabado bem cedo, e pasmem, na área de alimentação as poucas geladeiras já não se encontravam mais em funcionamento, sobrando apenas bebidas quentes. Nos estandes não se podia nem parar para olhar. Os corredores entre um estande e outra era muito estreito pra tanta gente, e não dava pra ficar parado no meio de uma multidão tentando se locomover. Pelo que pude observar, as salas temáticas estavam mais tranqüilas, incluindo também os torneios de games. O palco animekê estava bem localizado, diferente do último Anime Friends. Localizava-se num local de fácil acesso e que despertava a vontade dos fãs comparecerem para dar uma olhada, afinal era um anfiteatro bem grande e com cadeiras estofadas, mas infelizmente para aqueles que chegaram tarde dificilmente puderam acompanhar o concurso, já que aqueles que não conseguiram lugar em cadeiras ocuparam grande parte da porta de entrada pra poder enxergar o palco.

O palco principal foi uma atração a parte. Lá muitas bandas agitaram o povo com famosas músicas de animes e tokusatsus. Quem conseguiu entrar mais cedo também pôde acompanhar os desfiles cosplays (que na sua maioria eram cosplays de personagens do anime Naruto, pra variar). O Ressaca Friends 2008, assim como de todos os outros anteriores tem o objetivo de repetir os melhores momentos do Anime Friends ocorrido no mesmo ano, portanto muitas atrações deixaram de ser exibidas mas mesmo assim as atrações exibidas foram suficientes para tornar o evento bem completo.

O Anime Dreams 2009 vem aí (janeiro), e nos últimos anos o evento ocorreu no mesmo local, o que dá grande probabilidade de ocorrer novamente na Universidade Cruzeiro do Sul novamente, fato que me desanima já que o espaço não favorece e se contar com a má organização do evento teremos muita dor de cabeça pra enfrentar...

Um comentário:

Caramujo disse...

bota dor de cabeça nisso...peguei trauma do evento..vou pensar umas dez vezes antes de ir e novo. nos primeiros que eu fui estava legal mas nesse sinceramente eu nao aproveitei nada só os descontos nos livros e comics que eu comprei...