Páginas

10 de maio de 2009

Ao estilo cantabile...

Dentre as noticias de sites que leio frequentemente começei a perceber o nome de um mangá diferente daqueles que eu costumo ver entre o top dos mangás mais vendidos no Japão, afinal nem de longe parecia ter origem japonesa ou americana. Nas minhas visitas a sites de fansubs começo a reparar na repercussão do anime no Brasil, e apenas sabendo que se tratava de uma comédia romântica logo tratei de colocá-lo entre os animes que eu não poderia deixar de assistir.

Mas do que se trata este anime? Nodame (Noda Megumi) é uma estudante de piano de uma academia de música, e apesar de tocar sem o acompanhamento de partituras, possui um talento incrível com a música graças ao seu ouvido aguçado que a possibilita decorar as músicas apenas escutando-as algumas vezes. Mas apesar de ser uma menina esquisita e cheio de manias estranhas, Nodame chama muito a atenção de Chiaki que é muito famoso na academia de música, é estudante de piano e tem o sonho ser de maestro. Chiaki morava em Viena, onde seu pai tocava piano em uma orquestra, mas depois que se divorciou foi obrigado a voltar pro Japão ainda pequeno. No retorno ao Japão, o avião teve que fazer um pouso forçado o que acabou traumatizando Chiaki, e isso sem contar com um trauma que ele tem do mar, do qual ele acredita ser tão ameaçador quanto os céus. Isso acaba atrapalhando a sua vida profissional, porque para ser um grande maestro precisaria estudar na Europa, e isso acaba transformando-o em um rapaz amargo.

Foi quando Chiaki escuta Nodame tocando piano e sua vida começa a mudar. Chiaki acaba brigando com o seu professor de piano, um dos melhores e mais conceituados professores da academia, e então é forçado a ter aulas com um professor de uma turma especial (em outras palavras, um professor para alunos "excêntricos"), onde o professor tem a tarefa de fazer com que Chiaki volte a ter paixão pela música usando a Nodame como intermédio.

O convívio de Nodame com Chiaki na academia rende boas risadas. Nodame sempre esquece de tomar banho e prepara comidas esquisitas, e a sua casa é um chiqueiro. Mas por sorte de Nodame, Chiaki mora logo na porta ao lado de seu apartamento e ele acaba tendo que cuidar de Nodame.

O mangá de Nodame Cantabile fez tanto sucesso que produziram um live-action, e que logo após recebeu diversos prêmios, e agora preparam dois filme que poderá estrear em 2010. Após o live-action foi lançado o anime que foi adaptado diretamente do mangá, mas dividido em duas temporadas.

Destaque para a trilha sonora, tanto do anime quanto do live-action que conta com músicas de Beethoven, Brahns, Chopin, entre outros famosos compositores de música clássica.

3 comentários:

rapha disse...

Bom... já que ninguém vai comentar...

Sou apaixonado pela Nodame!!! A Nodame não é aquele tipo de pessoa que segue padrões comportamentais e de beleza, ela é única, e isso acaba tornando ela uma menina bem diferente do que a gente tem acostumado ver nor animes! As manias dela acaba sendo um charme tornando ela super carismática! Ela é minha personagem preferido entre os animes que eu já assisti!!!

Piper disse...

Huahuahuahua Rapha rachei com seu comentário "já que ninguém vai comentar..."

Não sei quanto ao anime, mas a imagem é linda... apesar de não conhecer música clássica, parece ser legal a história =D... Adoro som do piano e violino... poderiam ter colocado o som do The Corrs hahahaha =P

Beijooos

rapha disse...

Aeee, alguém comentou... rsrsrs.... É que eu postei e fiquei naquela ansiedade de alguém comentar, e por fim acabei eu comentando mesmo...

(valeu pelo comentário!!!)

A história é legal, mas um pouco clichê... uma menina desajeitada começa a gostar do cara mais conhecido e mais desejado pelas meninas da academia de música... Mas é um clichê legal só pelo diferencial da Nodame ser um personagem bem diferente.

E é assim... se você nunca teve muito interesse em música clássica, depois que assiste o anime vai acabar gostando um pouco! Eu mesmo fiquei com a maior vontade de tocar algum instrumento.

The Corrs??? hmm...... prefiro Beethoven... rssrrs...